O que é película anti-vandalismo?
Recentemente estive participando do programa “Hoje em Dia”, exibido pela Rede Record e apresentado pela modelo Ana Hickmam, pelo jornalista Brito Junior e pelo chef Eduardo Guedes. Falamos sobre os diversos equipamentos que visam proteger veículos e motoristas da ação dos marginais.
O ponto alto do programa foi a demonstração, ao vivo, de uma novidade no mercado, as chamadas películas de segurança, que têm como função principal frustrar a impetuosidade dos marginais que subtraem pertences do interior de autos, mediante quebra dos vidros, utilizando-se de pedras, velas de veículos ou até mesmo capacetes de motos. Essa modalidade criminosa vem crescendo nos grandes centros.
Muitas mulheres já foram vítimas, perdendo bolsas, carteiras repletas de documentos e cartões magnéticos, celulares, palm tops, etc. Como agem os bandidos? Perambulando pelo trânsito engarrafado, jovens delinqüentes observam motoristas desatentos, que deixam objetos à mostra (geralmente bolsas e pastas 007), sobre o banco do passageiro ou traseiro. Utilizando-se normalmente de pedras, os criminosos quebram o vidro e praticam a subtração com muita rapidez e destreza.
Conheço motoristas que adquiriram síndrome do pânico após susto que levaram com a quebra repentina de um dos vidros do carro. A película de segurança é uma boa solução para se minimizar esses riscos.
Conhecida popularmente como película anti-vandalismo, tem como finalidade dificultar a quebra do vidro, pois o reforça, impedindo ainda, mesmo em um eventual rompimento do mesmo, acesso ao veículo, pois permanecerá como uma cortina super resistente. Em caso de um eventual acidente, impede o desprendimento dos pedaços de vidro, protegendo os ocupantes de danos maiores. A película de segurança é composta por camadas de filmes de poliéster, com espessuras variando entre 4 e 15 milésimos de polegada. Bloqueia 99% dos nocivos raios ultravioleta e rejeita até 79% do calor do sol, reduzindo assim gastos com ar condicionado.
Pode ainda ser usada na fachada de lojas, com o intuito de evitar o chamado “arrastão noturno”, onde marginais quebram as vidraças do estabelecimento que não possui gradil e em poucos segundos promovem a subtração de mercadorias, mesmo com o soar da sirene do alarme.
Doutor Jorge Lordello
O que é película anti-vandalismo?, O que é película anti-vandalismo?, O que é película anti-vandalismo?, O que é película anti-vandalismo?, O que é película anti-vandalismo?,